Abstract
As virtudes sociais são sem dúvida alguma fundamentais para preservar a harmonia e o desenvolvimento social, bem como a nossa autorrealização. Apesar de nunca ter escrito um tratado filosófico sobre este argumento, recorrendo à sua obra, Mediações, podem-se conhecer as virtudes sociais às quais o filósofo e imperador romano, Marco Aurélio, dá mais importância, a fim de garantir-se o bem-comum. Portanto, neste artigo, exponho estas virtudes sociais, mostrando, assim, como elas fundamentais para criar-se uma sociedade mais harmónica.
References
Aristóteles (1654), Ética a Nicómaco, en Opera omnia, graece et latine, vol. 3, <https://almamater.uc.pt/item/58648>, [16/09/2022].
Aristóteles (1654), Metafisica, en Opera omnia, graece et latine, vol. 4, <https://almamater.uc.pt/item/58649> [16/09/2022].
Aristóteles (1654), Política, en Opera omnia, graece et latine, <https://almamater.uc.pt/>, [21/02/2023].
Cardoso, I. (2019), «O século II em perspectiva: ou, da grandeza do Império à ficção da vida privada», in Em Tempo de Histórias, n.º 35. Universidade de Brasília, pp. 59-83, <https://doi.org/10.26512/emtempos.vi35.26477>, [23/02/2023].
Cássio, Dião (1914), Historiae Romanae (Earnest Cary, Herbert Baldwin Foster, eds.). London/New York, William Heinemann/Harvard University Press, <http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=urn:cts:greekLit:tlg0385.tlg001.perseus-grc1:1.1>, [01/03/2023].
Cerri, M. (2020), A biografia do imperador Cômodo na História Augusta como uma crítica ao Dominato. Universidade Estadual Paulista. Tese de Mestrado.
Cícero (s. f.), De Inventione. <http://www.thelatinlibrary.com/cicero/inventione.shtml>, [27/02/2023].
Diógenes Laércio (1987), Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília, Unb.
Epicteto (1827), Αρριανου των Επικτητου Διατριβων. <http://digital.lib.auth.gr/record/126325/files/?ln=es>, [01/03/2023].
Herodian of Antioch (1961), History of the Roman Empire (Edward C. Echols, ed.). Berkeley/Los Angeles, University of California Press, <https://www.livius.org/sources/content/herodian-s-roman-history/>, [03/02/2023]..
Machiavelli, Niccolò (1971), Discorsi sopra la prima Deca di Tito Livio. Roma, Einaudi, <http://www.letteraturaitaliana.net/pdf/Volume_4/t91.pdf>, [02/02/2023].
Marcus Aurelius (2003), Meditations (tr. by G. Hays). Weidenfeld & Nicolson, London.
Marco Aurelio (1977), Meditaciones (Ramón Bach, ed.). Madrid, Gredos.
Marc-Aurèle (1925), Pensées (A. Trannoy, ed.). Paris, Les Belles Lettres.
Marcus Aurelius (1908), Ad Se Ipsum [Τὰ εἰς ἑαυτόν] (Jan Hendrik Leopold, ed.). Leipzig, in aedibus B. G. Teubneri, <http://data.perseus.org/citations/urn:cts:greekLit:tlg0562.tlg001.perseus-grc1:1.1>, [02/03/2023].
Menandro (2007), Obra completa. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Platão (1513), Omnia Platonis opera. Venetiis, in aedib. Aldi et Andreae soceri <http://hdl.handle.net/11169/927> [01/03/2023]
Séneca (2022), Cartas a Lucílio. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Usener, H. (ed.) (1887), Epicurea und zahlreiche Beiträge zum Rheinischen Museum. Leipzig, <https://archive.org/details/HermannUsenerEpicurea1887/mode/2up>, [15/02/2023].
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.